A vida apresenta um modelo interior, e é bom entender isso. A cada período de sete anos, dizem os fisiológicos, o corpo e a mente passam por uma crise e uma mudança. A cada sete anos mudam todas as células do corpo, elas se renovam completamente. Na realidade, se você vive setenta anos, o limite comum, o seu corpo morre dez vezes. Em cada sétimo ano, tudo muda – exatamente como a mudança das estações. Em setenta anos, o círculo está completo. A linha que vai do nascimento à morte, o círculo está completo em setenta anos. Ele apresenta dez divisões.
Na realidade, a vida do homem não deveria ser dividida em infância, juventude e velhice. Isso não é muito cientifico, porque a cada sete anos uma nova idade começa, um novo passo é dado.
0 a 7
Nesse período a criança é egocêntrica, como se fosse o centro do mundo inteiro. Toda a família gira em torno dela. Quaisquer que sejam suas necessidades, elas devem ser satisfeitas imediatamente; caso contrário, a criança terá um acesso de raiva, se enfurecerá.
7 a 14
Nesse período a criança se orienta para o outro.
O outro se torna o fenômeno importante, os amigos, grupos. Ela entra na aventura para saber quem é esse outro. A investigação começa. Vira uma grande questionadora. Faz milhões de perguntas. Ela mata uma borboleta para ver como é dentro e assim com seus brinquedos.
14 a 21
O 14° ano é um grande ano revolucionário. O sexo amadurece, a pessoa começa a pensar em termos de sexo; as fantasias sexuais tornam-se proeminentes nos sonhos. O menino vira um grande Don Juan, começa a paquerar. A poesia aflora, bem como o romance. Ele está entrando no mundo.
21 a 28
Pelos 21 anos a criança se interessa mais pela ambição do que pelo amor. As ambições se tornam proeminentes; ansiar pelo futuro, ser um sucesso, como ser bem-sucedida, como competir e como avançar na batalha são suas preocupações. Ela está entrando no mundo da humanidade, no mercado.
Seu ser está voltado para dinheiro, poder e prestígio.
28 a 35
Por volta dos 28 anos o homem de modo algum tenta ingressar numa vida de riscos. Ela se torna mais consciente de que nem todos os desejos podem ser realizados. Está mais voltado para segurança e conforto, menos em aventura e ambição. Fim da febre hippie. É mais resistente a mudança. Sua vida pode ser perturbada; há muito o que perder.
35 a 42
Perto dos 42 anos, a religião começa a ser importante pela primeira vez.
As pessoas se dão conta que estão envelhecendo, acabam se tornando neuróticas, isso porque nunca foram treinadas para envelhecer e para a morte.
42 a 49
Por volta do 49° ano, a procura se torna clara;7 anos são necessários para a procura ficar clara. Agora, uma determinação vem à luz.
Você não está mais interessado pelos outros.
Tanto homem como a mulher não se sentem como um ser sexuado. Como aos 14 anos o sexo surge naturalmente, aos 49 ele declina naturalmente, para que o círculo se complete.
49 a 56
Aos 56 anos dá-se outra mudança, uma revolução. A pessoa deveria ser madura para se desembaraçar de todos os compromissos sociais.
56 a 63
Aos 63 anos, você se torna novamente uma criança, interessado apenas em si mesmo. Eis o que é meditação – estar se voltando para dentro, como se tudo o mais se houvesse desfeito e só você existisse. Virou uma criança muito mais amadurecida, compreensiva, dotada de grande inteligência. Volta-se para dentro. Tem que estar pronto para a morte.
63 a 70
Por volta dos 70 anos, você está pronto. E se seguiu o padrão natural, pouco antes de sua morte- nove meses antes dela – você se dará conta de que a morte está chegando.
Assim como a criança fica 9 meses no útero. Agora você está entrando novamente no útero, só que não o da mãe, este útero está dentro de você.