top of page
  • Osho

Maturidade

Envelhecer, qualquer animal é capaz disso.

Crescer é prerrogativa dos seres humanos.

Só alguns reivindicam esse direito.

A maturidade é um crescimento interior. Envelhecer não é nada que você faça; envelhecer é algo que acontece fisicamente. Toda criança nascida, com o passar do tempo, envelhece. A maturidade é algo que traz para a sua vida – ela vem da consciência. Quando uma pessoa envelhece com total consciência, ela se torna madura. Envelhecer + consciência, experiência + consciência, isso é maturidade.

A vida é felicidade e infelicidade. A vida é dia e noite, a vida é vida e morte. Você precisa estar consciente dos dois.

Maturidade significa resgatar a inocência perdida, reivindicar seu paraíso, tornar-se criança novamente. Claro que há uma diferença - a criança comum está destinada a ser corrompida, mas, quando você recupera a sua infância, você se torna incorruptível.

Uma pessoa madura nunca comete duas vezes o mesmo erro; mas a pessoa que é apenas velha continua cometendo os mesmos erros.

Ela anda em círculos; nunca aprende.

A maturidade não tem nada que ver com suas experiências de vida. Tem que ver com a sua jornada interior, com a sua experiência interior. Quanto mais um homem se aprofunda em si mesmo, mais maduro ele é.

Uma pessoa madura nunca morre, porque ela aprenderá até mesmo com a morte. Até a morte será uma experiência a ser vivida intensamente, a ser observada e aceita.

No Oriente, ninguém diz a uma mulher idosa, “Você parece tão jovem! ” Pelo contrário, a velhice é tão respeitada e amada, que dizer a alguém, “Você parece ter menos idade do que tem”, é considerado uma ofensa.

Não há nenhum caminho que parta da cabeça e conduza diretamente ao ser; é preciso seguir a via do coração – e todas as sociedades são nocivas ao coração.

Você precisa viver naturalmente esse momento. O momento seguinte advirá dele por si mesmo. Da mesma maneira que uma criança cresce e se torna um jovem – não há nenhuma necessidade de planejar isso; a pessoa simplesmente se torna.

É natural, acontece.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page