Estes são os momentos, o intervalo. A noite se foi, o sol logo nascerá. Torne esses hiatos tão belos quanto possível – repletos de silêncio, e gratidão, gratidão à existência que lhe deu essa oportunidade, gratidão a todos os que auxiliam. E espere.
“Esperar” é uma palavra-chave.
Você não pode forçar a existência a fazer coisas; você deve apenas espera.
No momento certo, as coisas acontecem.
Você plantou as sementes, está aguando o jardim; agora espere. Toda pressa é perigosa. Tudo para crescer leva o seu tempo. Somente falsidades podem ser forjadas rapidamente, numa linha de produção. Mas as realidades crescem, e o crescimento necessita de tempo.
E o crescimento interior é o maior crescimento de toda a existência.
O interior e o exterior são partes de uma só realidade.
Primeiro você precisa limpar o exterior, que foi distorcido por séculos. É uma sorte que ninguém possa distorcer sua realidade interior; ninguém pode entrar lá, exceto você.
Você nem ao menos pode convidar seu amado, seu amigo.
Exceto você, você não pode levar ninguém lá.
Isso é uma sorte; do contrário, tudo seria espoliado de você, e a recuperação seria impossível.
Somente o lado exterior está coberto de poeira de todos os tipos; uma pequena compreensão pode torna-lo livre dela.
Porém, esta é uma parte essencial – a parte negativa -, conhecer o falso como falso, pois, no momento em que você sabe que é falso, ele cai, desaparece. E, depois disso, a jornada interior é muito leve, muito simples.
A consciência nunca é perdida.
Ela simplesmente se enreda com o outro, com objetos. Assim, a primeira coisa a ser lembrada: ela nunca é perdida, ela é sua natureza, mas você pode focá-la em qualquer coisa que desejar. Quando você ficar cansado de focá-la no dinheiro, no poder, no prestígio, e chegar aquele grande momento em sua vida em que você deseja fechar os olhos e focar sua consciência sobre sua própria fonte, sobre o lugar de onde ela vem, sobre as raízes – num milésimo de segundo sua vida será transformada.
Você pode perceber que um dia está comprimido entre duas noites, e também pode perceber dois belos dias comprimindo uma pequena noite.
Escolha como você deseja se sentir – estar no céu ou no inferno.
A escolha é sua.
O único problema é estar na mente.
E a única solução é ir além da mente.
Chamo isso de meditação.
