Conteúdo

30/10/2018

Tendemos a criar áreas de conforto que são personagens que nos protegem e nos abrigam nos primeiros anos de nossa vida. Você cristalizou sua existência neste personagem? 

Este texto foi extraído do site Pensar Contemporâneo.

https://www.pensarcontemporaneo.com

A exaustão psicológica enfraquece-nos fisicamente e mentalmente. É uma dimensão que surge como um resultado de “muito”: muitas opções, muitos pensamentos intrusivos, muito trabalho, deveres, interrupções, ansiedades … Por sua vez, isso também é um reflexo de muitos “poucos”: pouco tempo de qualidade para si mesmo , poucas horas de sono, pouca calma interior…

Todos nós já sentimos esse sentimento, esse desgaste em todos os níveis. É importante ter em mente que um cérebro cansado, psicologicamente exausto, trabalha e responde a estímulos de outra maneira. Assim, e como fato curioso, o neurocientista Matthew Walker foi capaz de demonstrar em nível de laboratório que as pessoas mentalmente cansadas têm uma percepção mais negativa de sua realidade e, além disso, são muito mais emocionalmente sensíveis.

Às vezes você se cansa, fica exausto e sem forças naquele canto solitário do desânimo, onde tudo perde a...

16/10/2018

Simon O. Sinek é um autor, palestrante e consultor que escreve sobre liderança e gestão. Ele é conhecido por popularizar conceitos como o círculo dourado e os 5 por quês amplamente adotados por profissionais de todo o mundo. Sinek começou sua carreira nas agências de publicidade de Nova York Euro RSCG e Ogilvy & Mather. Mais tarde, lançou seu próprio negócio, Sinek Partners. Sua palestra How Great Leaders Inspire Action está listada como a terceira apresentação TED mais popular de todos os tempos. Em outubro de 2009, ele publicou seu livro Comece com o porquê: como os grandes líderes inspiram a ação. Sinek ensinou na pós-graduação de comunicação estratégica na Columbia University e consulta para a Disney, Microsoft, Pfizer e os militares dos EUA.

Nos tempos do Buda Sakayamuni, no reino de Kosala, vivia um rapaz muito bonito, forte e inteligente. Ele era discípulo de um homem que liderava uma seita de falsos ensinamentos. A mulher desse líder apaixonou-se pelo rapaz. Um dia, quando seu marido estava ausente, ela confessou seus sentimentos ao jovem e tentou seduzi-lo. De caráter íntegro, ele resistiu aos avanços da mulher e a censurou pela infidelidade.

Envergonhada, ela foi embora cabisbaixa e frustrada. Logo, a paixão ardente se transformou em ódio desenfreado e ela arquitetou uma vingança terrível: rasgou as próprias roupas e caiu no chão com o corpo exposto da cintura para baixo. Chorando, disse ao marido que o jovem discípulo se aproveitara de sua ausência e a estuprara.

O marido ficou horrorizado. O ciúme violento o fez pensar numa vingança capaz de levar o jovem à autodestruição e ao sofrimento eterno. Fingindo tranquilidade, ele chamou seu discípulo e disse:

“Você já dominou todos os meus ensinamentos. A única coisa que lhe...

01/10/2018

A confiança só pode existir se, primeiro, você confia em si mesmo. Tudo aquilo que é mais fundamental precisa acontecer primeiramente em seu interior. Se você confia em si mesmo, poderá confiar na existência. Porém, se não confia em si mesmo, nunca poderá confiar em nada.

E o que a sociedade faz é extirpar a sua confiança pela raiz. Ela não permite que você confie em si mesmo. Ela lhe ensina toas as outras formas de confiança – a confiar nos pais, a confiar na Igreja, a confiar no Estado, a confiar em Deus, e assim eternamente. Mas a sua confiança essencial é completamente destruída. Por isso, todas as outras formas de confiança são falsas, e estão fadadas a ser assim. Elas não passam de flores de plástico – pois você não tem raízes de verdade para que flores de verdade possam crescer.

A sociedade faz isso deliberadamente, de propósito, porque uma pessoa que confia em si mesma é um perigo para uma sociedade como essa – uma sociedade que depende da escravidão, que já investiu muito na esc...

Please reload

Destaques

MANIFESTO

May 7, 2020

1/10
Please reload

Categorias
Please reload

Tags
Please reload

Siga-me