Conteúdo

29/05/2018

Uma pessoa se põe a caminho. Olhando à sua frente, vê ao longe a casa que lhe pertence e caminha para lá. Ao chegar, abre a porta e penetra num salão preparado para uma festa.

A essa festa comparecem todos aqueles que foram importantes em sua vida. Cada um que vem traz algo, permanece algum tempo, e parte. Cada um traz um presente especial, cujo preço total já pagou, de uma forma ou de outra. Assim vêm: sua mãe, seu pai, seus irmãos, um avô, uma avó, o outro avô, a outra avó, os tios e as tias – todos os que cederam lugar a você, todos os que cuidaram de você – vizinhos, talvez amigos, professores, parceiros, filhos; todos os que foram importantes em sua vida, e que ainda são importantes.

Cada um que vem traz algo, permanece algum tempo, e parte. Assim como os pensamentos vêm, trazem algo, permanecem algum tempo, e partem. Como os desejos e os sofrimentos vêm, trazem algo, permanecem algum tempo, e partem. Como também a vida vem, nos traz algo, permanece algum tempo, e parte.

Terminada a...

A Antroposofia é uma linha de pensamento criada pelo filósofo Rudolf Steiner que entende estabelece uma espécie de “pedagogia do viver”, pois ela abrange vários setores da vida humana como a saúde, a educação, a agronomia e outros.

A Antroposofia compreende que o ser humano tem que conhecer a si para também conhecer o Universo, pois somos todos parte e participantes desse mundo. Conforme Steiner a Antroposofia é “um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo”.

Dentro desse pensamento filosófico encontra-se uma forma cíclica de ver a vida chamada “teoria dos setênios”. Tal teoria foi elaborada a partir da observação dos ritmos da natureza, da natureza no sentido da vida, na qual todos nós estamos imersos. Ela divide a vida em fases de sete anos, vale lembrar que o número sete é um número místico dotado de muito poder em quase todas as culturas conhecidas.

A teoria dos setênios nos ajuda a compreender a condição cíclica da vida, em...

15/05/2018

A vida apresenta um modelo interior, e é bom entender isso. A cada período de sete anos, dizem os fisiológicos, o corpo e a mente passam por uma crise e uma mudança. A cada sete anos mudam todas as células do corpo, elas se renovam completamente. Na realidade, se você vive setenta anos, o limite comum, o seu corpo morre dez vezes. Em cada sétimo ano, tudo muda – exatamente como a mudança das estações. Em setenta anos, o círculo está completo. A linha que vai do nascimento à morte, o círculo está completo em setenta anos. Ele apresenta dez divisões.

Na realidade, a vida do homem não deveria ser dividida em infância, juventude e velhice. Isso não é muito cientifico, porque a cada sete anos uma nova idade começa, um novo passo é dado.

0 a 7

Nesse período a criança é egocêntrica, como se fosse o centro do mundo inteiro. Toda a família gira em torno dela. Quaisquer que sejam suas necessidades, elas devem ser satisfeitas imediatamente; caso contrário, a criança terá um acesso de raiva, se enfur...

08/05/2018

Envelhecer, qualquer animal é capaz disso.

Crescer é prerrogativa dos seres humanos.

Só alguns reivindicam esse direito.

A maturidade é um crescimento interior. Envelhecer não é nada que você faça; envelhecer é algo que acontece fisicamente. Toda criança nascida, com o passar do tempo, envelhece. A maturidade é algo que traz para a sua vida – ela vem da consciência. Quando uma pessoa envelhece com total consciência, ela se torna madura. Envelhecer + consciência, experiência + consciência, isso é maturidade.

A vida é felicidade e infelicidade. A vida é dia e noite, a vida é vida e morte. Você precisa estar consciente dos dois.

Maturidade significa resgatar a inocência perdida, reivindicar seu paraíso, tornar-se criança novamente.  Claro que há uma diferença - a criança comum está destinada a ser corrompida, mas, quando você recupera a sua infância, você se torna incorruptível.

Uma pessoa madura nunca comete duas vezes o mesmo erro; mas a pessoa que é apenas velha continua cometendo os mesmos...

01/05/2018

Estes são os momentos, o intervalo. A noite se foi, o sol logo nascerá. Torne esses hiatos tão belos quanto possível – repletos de silêncio, e gratidão, gratidão à existência que lhe deu essa oportunidade, gratidão a todos os que auxiliam. E espere.

“Esperar” é uma palavra-chave.

Você não pode forçar a existência a fazer coisas; você deve apenas espera.

No momento certo, as coisas acontecem.

Você plantou as sementes, está aguando o jardim; agora espere. Toda pressa é perigosa. Tudo para crescer leva o seu tempo. Somente falsidades podem ser forjadas rapidamente, numa linha de produção. Mas as realidades crescem, e o crescimento necessita de tempo.

E o crescimento interior é o maior crescimento de toda a existência.

O interior e o exterior são partes de uma só realidade.

Primeiro você precisa limpar o exterior, que foi distorcido por séculos. É uma sorte que ninguém possa distorcer sua realidade interior; ninguém pode entrar lá, exceto você.

Você nem ao menos pode convidar seu amado, seu amigo.

...

Please reload

Destaques

MANIFESTO

May 7, 2020

1/10
Please reload

Categorias
Please reload

Tags
Please reload

Siga-me
  • Grey Facebook Icon